A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características: Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia. ... Exemplos: água e óleo, água e gasolina.
A decantação é um método físico usado para separar misturas heterogêneas que podem ser de dois tipos: (1) líquido- sólido e (2) líquidos imiscíveis. ... Um exemplo muito importante do uso desse processo de separação de misturas ocorre nas Estações de Tratamento de Água (ETA).
Decantação: separa-se um componente do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente.
Remoção de partículas sólidas de bebidas como o vinho; Divisão da mistura líquido-líquido obtida da extração com solvente; Divisão de cristais de um licor-mãe; Uma das fases do tratamento de águas e esgoto.
Procedimento: Montar o suporte universal, em seguida colocar água e o óleo no funil de decantação e colocá-lo no suporte universal, depois colocar o béquer em baixo do funil, como na figura 1. Como mostra a figura o líquido mais denso, no caso a água e o menos denso o óleo, os dois são separados por decantação.
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.
Floculação é um processo de agregação de partículas de duas etapas no qual muitas partículas pequenas formam poucos flocos grandes. Pequenas partículas geralmente possuem cargas de superfície negativas que impedem a agregação e a estabilização (1a).
A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Existem dois tipos desse processo: a destilação simples e a destilação fracionada.
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas: