Universalismo moral (também chamado de objetivismo moral ou moralidade universal) é a posição metaética de que algum sistema ético aplica-se universalmente, ou seja, para "todos os indivíduos em situação semelhante", independentemente de raça, cultura, sexo, religião, nacionalidade, sexualidade ou qualquer outro ...
Amor, felicidade, liberdade, paz e plenitude são grandes exemplos. Como cidadãos, esses princípios fazem parte da nossa existência e temos direito a todos eles, mas só irão existir com muito esforço. A base é construída dentro da família e, às vezes, perdem-se no meio do caminho.
Como princípio universal, é imutável. Os princípios éticos nos servem para compreender, justificar e explicar a moral. A conduta ética pode ser aplicada a uma determinada atividade social ou profissional. Podemos, portanto, falar em uma ética médica ou ética do servidor público.
O universal é um conceito metafísico que caracteriza uma propriedade ou uma relação que pode ser exemplificada por um número de coisas particulares diferentes. É uma ideia ou essência comum a todas as coisas que agrupamos sob um mesmo signo linguístico.
Os seis princípios clássicos da ética social dizem respeito a: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.
O conceito valores universais se enquadra dentro da dimensão moral do ser humano. Estes valores se referem à liberdade, justiça generosidade, amor, paz, solidariedade e honestidade, conceitos que estão presentes em todas as tradições culturais. Estes conceitos têm sentido pelo que valem.
Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.
Princípios Éticos Valorização da vida e afirmação da cidadania, respeitando a integridade física e moral, bem como os direitos fundamentais de liberdade, privacidade e proteção de dados, de todas as pessoas, as diferenças individuais e a diversidade dos grupos sociais, com igualdade, equidade e justiça.
Um princípio ético é o ponto de partida para avaliação e reflexão sobre o vida moral. O ser Ético é o ser que age de acordo com a moral, isto é, com a verdade estabelecida em um código. Respeito, honestidade, não violência e responsabilidade no agir são alguns princípios éticos que regem a nossa vida moral.