Pressão platô (P. Plat) – Valor de pressão das vias aéreas, medida no momento da pausa inspiratória. Pressão expiratória positiva final (PEEP) - Pressão das vias aéreas ao final da expiração, tem como função a expansão alveolar, a melhora da troca gasosa, melhora da oxigenação.
A Driving pressure, ou em tradução literal para o português (pressão motriz) é uma valiosa ferramenta utilizada em ventilação mecânica para minimizar os riscos de lesão pulmonar principalmente em pacientes com a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).
P. de pico – Ppausa (cmH2O)/Fluxo (l/s). Requer fluxo quadrado em modo VCV para cálculo. Valor Normal: 4 a 10 cmHO/l.s . Manter Rva < 20 cmHO/l.s nas doenças obstrutivas.
A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório. Em pacientes submetidos à ventilação mecânica, os valores entre 70-80 mL/cmH2 são considerados normais e os valores inferiores a < 50 mL/cmH2 são considerados baixos.
A curva será plotada diminuindo-se os valores da PEEP, com o registro da seqüência de pressões e volume 4-6ml/Kg. A saber, quando a PEEP está ao redor de 30cm H20, a pressão de platô estará em torno de 50 cm H20, portanto acima do limite de stress dos tecidos pulmonares.
Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).
Driving Pressure (DP) é a relação entre volume corrente e complacência estática do sistema respiratório (DP = volume corrente/complacência estática). Para fins de cálculo foi definida como a diferença entre a Pressão de Platô (Ppl) – Pressão positiva no final da expiração (PEEP).
Foi encontrado que a driving pressure das vias aéreas estava significativamente relacionada com o estresse pulmonar com valores de 24 a 26 cmH2O. O valor de corte ideal para a driving pressure foi considerado de 15,0 cmH2O.
Um pulmão pode ter 70% dos alvéolos recrutados com uma PEEP de 15 cmH2O, ideal para um paciente com SDRA grave; Uma PEEP de 10 cmH2O é suficiente em pacientes com formas leves ou moderadas de SDRA.
Para a complacência estática a variação de volume refere-se à pressão de platô estática (P2). Para a complacência dinâmica a variação de volume refere-se à pressão de pico inspiratória - Ppico8.