A piúria é definida como a presença de dez ou mais células brancas por milímetro cúbico de uma amostra de urina, ou pela presença de três ou mais glóbulos brancos por campo de urina, ou um teste com fita reagente, que é positivo para esterase de leucócitos.
O aumento da quantidade de piócitos na urina é denominado piúria e é considerado quando a quantidade é maior que 5 piócitos por campo. Normalmente a piúria acontece devido a inflamações, infecção no sistema urinário ou problema nos rins.
A leucocitúria é caracterizada pelo número aumentado de leucócitos na urina. Na maioria das vezes, refere-se ao aumento da quantidade de neutrófilos e indica inflamação no trato urogenital1,2.
Nem toda bactéria na urina é uma Infecção Urinária. A urina é normalmente estéril. Ou seja, não possui bactérias.
O aumento da quantidade de leucócitos na urina pode acontecer como consequência de diversas situações, principalmente devido a infecções por fungos, parasitas ou bactérias, além de também poder acontecer como consequência de doenças autoimunes, uso de medicamentos ou problema nos rins, principalmente a cistite.
No caso do pus na urina ser devido à presença de microrganismos e a pessoa apresenta sintomas, pode ser indicado pelo médico o uso de antimicrobianos, como Fluconazol, Miconazol ou Metronidazol, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a recomendação do médico.
A presença de piócitos na urina geralmente é sinal de inflamação do trato urinário. Os piócitos são leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos. São as células de defesa do organismo. Os níveis de piócitos na urina podem estar altos em diversas situações, sendo a principal delas a infecção urinária.
A bacteriúria corresponde à presença de bactérias na urina, podendo ser devido à coleta inadequada da urina, havendo contaminação da amostra, ou devido à infecção urinária, podendo ser observada também nessas situações outras alterações no exame de urina, como presença de leucócitos, células epiteliais e, em alguns ...