O isolamento de leveduras na urina não indica necessariamente infecção, porém a infecção do trato urinário por Candida constitui um problema hospitalar crescen- te. Neste estudo, o significado clínico da candidúria foi investiga- do em hospital universitário brasileiro.
O que se entende por leveduras?
Fungo unicelular que se reproduz por germinação, e que fermenta os hidratos de carbono. Algumas leveduras são utilizadas em terapêutica, enquanto outras (do género Candida) podem ser patogénicas para o homem. Fermento constituído pelo Saccharomyces cerevisiae, utilizado no fabrico da cerveja e do pão.
O que é fungos na urina?
As infecções por fungos no trato urinário afetam principalmente a bexiga e os rins. (Ver também Introdução a infecções do trato urinário.) As espécies de Candida, a causadora mais comum, são comensais normais em seres humanos.
Quais são as características das leveduras?
Características Gerais. As leveduras pertencem ao Reino Fungi. São organismos eucariotas (célula com núcleo diferenciado), heterotróficos (não fazem fotossíntese) e unicelulares.
Por que as leveduras são usadas?
As leveduras são usadas por algumas pessoas em benefício da saúde. Elas têm alto valor proteico e são ricas em vitaminas do complexo B. Além disso, possuem efeito importante no aparelho digestório ajudando no funcionamento dos intestinos, e exercem papel também na defesa do organismo contra agentes patogênicos.
Qual o uso das leveduras para o bem do homem?
Alguns dos exemplos de uso das leveduras para o bem do homem são o vinho e a cerveja, que usam algumas leveduras em certas partes do processo de finalização do produto. Essas leveduras são usadas, ainda, no processo de fermentação da massa do pão, servindo para dar o ponto correto ao pão e permitir que a massa adquira o tamanho desejado.
Como ocorre a reprodução das leveduras?
Assim, o processo responsável pela reprodução das leveduras recebe o nome de brotamento, fazendo com que apenas uma levedura seja capaz de gerar várias outras sem a necessidade de reprodução sexuada ou a participação de um segundo ser.