Prenome é a primeira parte do nome, e tem a função de distinguir os membros da família. Em relação à formação, pode ser simples (Pedro, José) ou composto (Pedro Augusto, José Pedro). ... É chamado também por patronímico ou apelido familiar.
O nome é compreendido como direito personalíssimo previsto no artigo 16 do Código Civil Brasileiro de 2002. Assim, prenome refere-se ao primeiro nome, conhecido também como "nome de batismo", podendo ser simples ou composto (GAGLIANO, 2015).
O nome civil é formado basicamente pelo nome individual (conhecido como prenome) e o nome de família (patronímico, apelido, sobrenome ou cognome), devendo o declarante mencioná-lo de forma completa no ato do registro do recém-nascido [9 ].
O nome compõe-se de duas partes: prenome (um ou mais nomes próprios) e sobrenome ou patronímico ou nome de família ou apelido de família (não confundir com alcunha ou característica pessoal), que deve ser o mesmo sobrenome do pai, eventualmente precedido pelo da mãe, podendo cada pessoa ter um ou mais sobrenomes.
Nome: informe seu prenome juntamente com os primeiros sobrenomes (Ex: Jose Abreu de; Maria Fernanda Souza e.). Sobrenome: informe seu último sobrenome, caso haja nome com indicação de parentesco este deve ser incluído (Ex: Castro; Andrade Neto). Título do trabalho: informe o título completo do trabalho.
Funções do nome O nome do indivíduo tem as funções de particularização ou individualização - pela qual apenas aquela pessoa possa ser reconhecida com aquele nome; e de identificação - onde o nome tem uma atribuição social que permite identificar, por um nome e um sobrenome, o indivíduo que o possui.
Na maioria das culturas as pessoas têm apenas um sobrenome, geralmente herdado do pai. No entanto, em nomes de origem anglo-saxónica é comum a utilização de um nome do meio entre o nome próprio e o sobrenome, por vezes escolhendo o sobrenome materno para esse segundo nome próprio.
Na cultura lusófona, principalmente em Portugal e no Brasil, o nome do meio compõe o apelido de família (sobrenome) de forma que o sobrenome de uma pessoa frequentemente é, de fato, composto por múltiplos nomes. Nos países de cultura portuguesa, o nome do meio geralmente é o último nome de solteira da mãe.
No site do FamilySearch você pode descobrir a origem! Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo!