Protesto de Contratos O protesto de contrato deve ser realizado na praça de pagamento por ele indicada expressamente ou, se não houver tal informação, no endereço do devedor ou no foro judicial nele estabelecido.
O locador de imóvel, com locatário inadimplente, poderá direcionar a protesto o contrato de locação, desde que líquido, certo e exigível. ... Não serão permitidas, contudo, cobranças de despesas de benfeitorias, sejam úteis, necessárias ou voluptuosas, assim como não será necessária apresentação do recibo de aluguel.
O valor pago para reconhecer firma de um contrato de locação é de menos de R$ 20,00. O valor pago para reconhecer firma de um contrato de locação é de menos de R$ 20,00.
O processo de solicitação de negativação perante os órgãos é todo efetuado pelo próprio Cartório. O locador deverá comparecer a um Cartório de Protesto de Títulos, e nele apresentar o contrato de locação, as notificações enviadas e documentos que lhe sejam requeridos.
Contratos de prestação de qualquer tipo de serviço, como os escolares, os de transporte escolar, os de buffet, os de clube social, de honorários odontológicos, médicos, ou qualquer outro profissional, enfim, qualquer documento assinado pelo devedor que represente uma dívida vencida e não paga, poderá ser objeto de ...
Assim sendo, um título poderá ser protestado a qualquer tempo, salvo se for com a finalidade específica de se garantir o direito de regresso, caso este em que há o prazo de trinta dias para protesto, contados da data do vencimento, definido em lei específica.
O pedido de protesto deve antecipar-se à propositura da ação ordinária de cobrança bem como o ajuizamento da ação de despejo. Para que se dê o protesto, deve-se apresentar o contrato de locação em seu original ou em cópia autenticada juntamente com os encargos da locação não pagos no período.
(art. 782, §3º do CPC). E não é apenas o valor do aluguel que pode ser executado, mas também os encargos da locação, tais como cotas de condomínio, tarifas de água, luz e demais verbas vinculadas. Outro ponto é a multa pelo atraso do aluguel.
5 passos para negativar um cliente devedor
Para ajuizar a ação de despejo, o proprietário deve apresentar um motivo plausível, como por exemplo, a quebra de contrato. Nesse caso, o locador procura a orientação de um advogado especialista e recorre ao poder judiciário para exigir a saída do inquilino.