O poder só se exerce sobre "sujeitos livres", enquanto "livres" — entendendo-se por isso sujeitos individuais ou coletivos que têm diante de si um campo de possibilidade onde diversas condutas, diversas reações e diversos modos de comportamento podem acontecer.
(Unimontes 2015) De acordo com Max Weber (1964-1920), poder é a capacidade verificada dentro de uma relação social que permite a alguém impor a sua própria vontade, mas que, para se tornar uma forma de dominação, precisa ser legitimada pelos indivíduos que lidam com esse poder.
Segundo a sociologia, poder é a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, e existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.
Segundo essa teoria, o poder possui um determinado lugar no sociedade, ele ocupa um espaço visível (por exemplo, a figura do Rei, do Papa ou a figura do Executivo, Legislativo, Judiciário). Ou seja, nós conseguimos identificar quem ou o que está exercendo o poder político.
Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações. Para ele, o poder não pode ser localizado e observado numa instituição determinada ou no Estado.
Poder é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Uma relação de poder pode se formar por exemplo, no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outra pessoa.
8)Como me relaciono com o poder? Tendo em vista os diversos significados de poder, Viver já e uma forma de se relacionar com o poder: Exigindo os seus direitos, acompanhando os acontecimentos políticos, exercendo algum papel na sociedade, estudando/Trabalhando) ,tendo um acompanhamento por um responsável.