Pré-requisitos flexíveis. Para a admissão, tanto em colleges quanto nas universities, é exigido nível de inglês avançado, comprovado pelos certificados TOEFL ou IELTS. Caso o candidato não tenha a certificação, ele pode cursar o Pathway, um programa de ensino de inglês oferecido pelas universidades.
Em "colleges", o custo pode ir de 12 a 20 mil dólares canadenses por ano acadêmico. Já nas universidades, o valor depende muito do curso escolhido, mas pode chegar a 35 mil dólares canadenses por ano. Não existe uma única prova, como o vestibular ou o Enem no Brasil, para ser aceito por uma instituição canadense.
"Um grande atrativo do país é a excelência do ensino, já que muitas universidades canadenses possuem uma educação de alta qualidade e uma grande influência na comunidade acadêmica mundial, o que contribui para que muitas instituições de ensino superior do país estejam ranqueadas entre as melhores do mundo", explica ...
O Canadá tem quatro universidades entre as 100 melhores do mundo, de acordo com o Ranking QS: McGill University, University of Toronto, University of British Columbia e University of Alberta. ... A diferença é que o Canadá não liga tanto para o SAT. O exame solicitado é, na verdade, o próprio ENEM.
Dá pra estudar no Canadá de graça? Sim, através de bolsas de estudos. Anualmente, diferentes instituições abrem vagas para estudantes universitários que querem estudar no país.
Para morar legalmente no Canadá, existem três métodos principais:
Dentre as opções mais procuradas para quem ainda não tem 18 anos estão o High School, ou Ensino Médio - em uma escola Canadense, o Intercâmbio Teen. Para quem já tem mais de 18 as principais opções são os cursos de inglês ou francês, os programas de trabalhar e estudar, cursos profissionalizantes ou universidades.
A quantia é estabelecida pelo próprio governo. Ele entende que a adaptação pode levar até 12 meses e por isso, é necessário contar com uma quantia de 12 mil dólares canadenses por pessoa, algo em torno de R$ 35 mil. Caso seja um casal, o valor sobe para 15 mil dólares canadenses.
Como obter o visto para estudar e trabalhar no Canadá? Para que o estudante consiga o visto com permissão de trabalho é necessário estar matriculado em um curso profissionalizante ou superior com duração maior do que 6 meses em alguma das instituições aprovadas pelo governo Canadense.
Para ingressar em universidade canadense é necessário o histórico escolar traduzido e juramentado e o nível de inglês. Se o aluno fizer o pathway, pode entrar direto, mas se por acaso mesmo assim a Universidade não aceitar, ele deverá prestar o TOEFL e atingir a nota mínima exigida pelo curso que ele escolheu.