Coelhos exigem alimentação especial (ração, feno e muita verdura verde), idas ao médico veterinário especializado em animais exóticos, acessórios e brinquedos. E não se esqueça de que imprevistos acontecem. Reserve algum dinheiro para, por exemplo, algum tratamento de saúde mais custoso.
"O custo de um coelho pode variar de acordo com a raça. Os comuns custam em média R$ 60, porém existem raças como Teddy Dwerg que custa em torno de R$ 400. Após a aquisição que inclui o animal, gaiola e acessórios. O custo mensal com ração, complementos e forração de fundo gira em torno de 50 reais", diz Calil.
Eles ficam tranquilos na gaiola sozinhos durante o dia e esperam uma interação, um carinho, quando você chega. Eles também podem se dar bem com cães e gatos. Higiênicos- Eles defecam tanto quanto comem – o tempo todo. Mas são bem disciplinados e aprendem fácil a usar o banheirinho.
O coelho precisará de ração, feno e também de legumes frescos. Os funcionários da loja podem dar a assistência necessária, ajudando você a comprar tudo o que vai precisar para cuidar do bichinho.
A melhor opção é separar um espaço para que ele fique livre e tenha contato com as pessoas do lar ao menos duas vezes por dia. Sobre a casinha ou gaiola do pet, a localização ideal é sempre dentro de casa, em um local onde ele possa descansar e se entreter ao mesmo tempo.
É possível montar o coelhário em sítios, chácaras, áreas suburbanas e quintais com área ociosa. Coelhos não emitem sons e, quando bem manejados, seus dejetos não liberam odores intensos. Além disso, eles são ótimos procriadores, com média de nascimento de oito láparos por parto.
Não é tão rápido e fácil fazer o coelho entender onde será seu banheiro, caso ele fique boa parte do tempo solto em casa ou no pátio. Se a pessoa se irrita com esse detalhe – demora em aprender – o coelho perde seu encanto, ainda mais quando o odor de urina se fizer sentir em outros ambientes da casa.
Desvantagens do coelho doméstico: gastos, espaço e trabalho Como os coelhos domésticos são um pouco bagunceiros, você passará uma pequena parte do dia limpando e recolhendo suas coisas. Haverá feno pela casa e nos lugares menos esperados, como dentro de seus sapatos, se ele for criado solto.
Apresentamos algumas dicas para cuidar de um coelho, fazendo-o viver feliz e a saltitar livremente.