Por mais contraditório que possa parecer, na biologia, para um organismo crescer, ele precisa se dividir antes de tudo! Se você já estudou como acontece a interfase, deve saber que ela é o longo período que precede a divisão celular. A interfase termina com o DNA do núcleo duplicado e quase pronto para se dividir.
Para que a divisão celular se complete, falta apenas dividir o citoplasma em duas partes, cada uma com seu núcleo. Esse processo é chamado citocinese. A maneira de dividir o citoplasma, isto é, o tipo de citocinese, varia nos diferentes organismos.
Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.
Quando uma célula se divide durante a mitose, algumas organelas são distribuídas entre as duas células-filhas. Por exemplo, as mitocôndrias são capazes de crescer e se dividir durante a intérfase, de modo que cada célula-filha tenha mitocôndrias suficientes.
A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos.
A telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares.
46 Mitose: forma as células somáticas do corpo. Ocorre no crescimento, reposição e regeneração. Note que, ao final do processo da mitose, as células-filhas formadas são geneticamente idênticas à célula-mãe, mantendo os 46 cromossomos. Isto é muito importante de se observar!
A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
O câncer é, basicamente, uma doença causada por divisão celular descontrolada. Seu desenvolvimento e progressão estão normalmente ligados a uma série de alterações na atividade dos reguladores do ciclo celular.
O diagnóstico de doenças pela análise das células individuais e pequenos grupos de células é denominado citologia ou citopatologia. É uma parte importante do diagnóstico de alguns tipos de câncer. Em comparação com a biópsia do tecido, uma amostra de citologia geralmente: É mais fácil de se obter.