O CDB Pré-fixado é um investimento de renda fixa que permite que você saiba no momento da aplicação quanto o seu dinheiro irá render até a data de vencimento do título.
Em comparação, os fundos prefixados são aqueles que investem em títulos com rentabilidade que é definida no momento do contrato, por meio de uma taxa fixa. Com isso, os fundos com títulos prefixados permitem saber quais serão os ganhos no resgate, ao contrário dos pós-fixados.
A taxa prefixada é uma taxa definida previamente e permite que o consumidor saiba o valor exato a pagar. Já a taxa pós-fixada é vinculada a índices de inflação ou juros, podendo variar conforme a economia do país.
Os investimentos prefixados são produtos financeiros de renda fixa com rentabilidade predefinida. Na prática, representam os investimentos cujas taxas de juros são definidas no momento da aplicação. Por causa dessa característica, o investidor sabe exatamente quanto receberá no resgate.
Essa taxa prefixada é usada como taxa de desconto do valor que você vai receber no vencimento. Por exemplo, se um amigo seu diz que precisa de um dinheiro emprestado e que pode te pagar exatamente daqui um ano o valor de R$ 1.000.
Inicialmente abordaremos os investimentos prefixados. Conceitualmente, eles são os que têm a sua rentabilidade conhecida no momento da aplicação. Ou seja, antes de fazer a aplicação, você já sabe quanto aquele investimento retornará de lucros no vencimento.
Um título de LCA pós-fixado pode, por exemplo, oferecer uma remuneração de 95% do CDI. Nesse exemplo, o resultado final dos juros ficaria bem próximo à Taxa Selic, já que o CDI segue de perto a taxa básica de juros. Já um título de LCI prefixado poderia ter uma taxa de juros de 10,5% ao ano.
O principal fator a se considerar na hora de escolher entre Renda Fixa prefixada e pós-fixada é o momento atual da economia. Basicamente, a regra é: se a inflação está em alta, então invista em pós-fixado; se a inflação caiu e a Selic dá sinais de cair também, invista em prefixado.
O Tesouro Direto prefixado é um título com taxas de juros fixadas no momento da contratação. Sendo assim, quem investe nessa opção sabe exatamente a rentabilidade que vai receber após seu vencimento. Como a taxa de juros é predefinida, significa que o seu rendimento é nominal.
O Tesouro Direto prefixado é um título de Renda Fixa com taxas de juros determinadas no momento da contratação. Ou seja, quando você empresta o seu dinheiro ao governo e já sabe de cara exatamente o quanto vai receber ao final do prazo do título.