Este aditivo tem por finalidade propiciar a todos os beneficiários da CONTRATANTE inscritos na Proposta Contratual, a concessão de redução dos prazos de carência e dos prazos para o início das coberturas de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade, relacionados às doenças ou ...
Os períodos de carência são estipulados pelos planos de saúde, que consideram a viabilidade de cada produto para definir o prazo para cada procedimento. Para alguns produtos, adota-se Programa de Redução de Carência (PRC), essa condição deve ser esclarecida pelo seu corretor no momento da venda.
PRC 503: para beneficiários oriundos de qualquer Operadora da relação de congêneres, desde que comprovem permanência superior a 12 (doze) meses no plano anterior. O último vencimento não pago deve estar com atraso máximo de 60 (sessenta) dias, até a data de vigência do benefício.
Atualmente, os prazos máximos de carência definidos pela legislação são os seguintes: 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias.
O tempo de carência solicitada pelo plano de saúde para realização da cirurgia bariátrica é a mesma para doenças pré-existentes, ou seja, dois anos. Ou seja, não existem planos de saúde sem carência para realizar esse tipo de procedimento, o prazo mínimo é de 24 meses.
1 dias 120 dias 60 dias 0 Carência – internações em geral (não relacionadas às doenças preexistentes). 1 dias 150 dias 60 dias 0 Carência – trabalho de parto a termo.
Apesar das "armadilhas", existe, sim, plano de saúde carência zero para parto. Ou seja, plano que não exige o cumprimento de carência. É possível conseguir essa isenção nos planos empresariais com mais de 30 vidas (mais de 30 funcionários da empresa associados).
As operadoras devem informar os reajustes por variação de custo aplicados sobre os contratos coletivos.
Já para parto prematuro, a carência é de seis meses (180 dias). Por isso, o mais correto é contratar o plano previamente (10 meses) e, após contratar, aguardar 2 meses para engravidar. No entanto, se a contratante já é gestante, determinadas exceções podem fazer com que o prazo seja reduzido.