Diferentemente da entrada, que tem como finalidade abrir o apetite, o prato principal está totalmente focado em saciar a fome e o apetite das pessoas. Não à toa, o prato principal é o que contém as maiores porções, assim como também é o que possui as receitas mais saborosas e guarnecidas.
Uma aquarela de ingredientes Um prato colorido sempre mostra que há boa variedade de grupos alimentares. Além dos já consagrados legumes e verduras, as frutas dão um tom todo especial ao conjunto. Manga, maçã e até abacaxi são exemplos bem versáteis.
Após o prato principal vem o prato de queijos (le plateau de fromages). Os cheiros e sabores fortes do prato principal precisam ser dissipados e os queijos se prestam para isso. Duas ou três variedades podem ser oferecidas para atender as preferências de cada um.
Então, confira agora 15 pratos tipicamente brasileiros, separados por suas regiões geográficas, para você saborear e conhecer!
O planejamento de cardápios deve levar em consideração (Teixeira): ✓ Necessidades nutricionais – inserção no cardápio de cada grupo básico de alimentos. Regras a serem observadas: ao utilizar uma entrada de alto valor calórico, escolher como guarnição ou sobremesa preparações de valor calórico mais baixo.
A guarnição na gastronomia é um conceito que envolve diversos significados. O termo se refere ao alimentos que são servidos juntamente com os pratos principais, geralmente legumes, verduras, hortaliças e outros ingredientes que podem acompanhar a carne ou o peixe escolhido.
Existe uma ordem a seguir ao se elaborar o cardápio de um almoço ou jantar, ainda que não sejam servidos todos os alimentos relacionados....Já outros estabelecimentos podem preparar de outra forma:
O prato que contém a porção mais importante da refeição é normalmente também o prato mais saboroso e guarnecido. Este prato é denominado prato principal, e serve primariamente para saciar a fome e o apetite. O prato final costuma ser de paladar doce e ter a finalidade de complementar a refeição propriamente dita.