O esporte chamado de alto rendimento é um tipo de prática que pode se relacionar ao esporte espetáculo, protagonizado pelo atleta profissional, ou ainda, a um tipo de atividade esportiva que não é necessariamente remunerada, mas que exige do praticante dedicação e rendimento que superam uma prática de tempo livre ou ...
Na construção da carreira esportiva o contexto social é um grande influenciador, uma vez que há vários fatores nele compreendidos que impactam na decisão, manutenção e continuidade do atleta no esporte. Um fator marcante é a questão dos mitos gerados pelo esporte.
Para se tornar um atleta de alta performance, é preciso ter o apoio de um técnico especialista na sua modalidade e de preferência com experiência na preparação de atletas de alto nível.
Por isso, listamos 6 dicas para você ter o melhor desempenho:
O que é alto rendimento? Podemos afirmar que os esportes de alto rendimento ou de alta performance são aqueles cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
Exemplos de esportes de alto rendimento
Ao fazer uma análise sobre as lesões é evidente que um torno- zelo machucado, lesões e dores no pé, por exemplo, impactam na saúde de uma atleta, mas essas dores são naturalizadas por elas e o importante seria manter a "saúde mental" como as entrevistadas relatam.
Conforme o modelo holístico de desenvolvimento da carreira do atleta as principais fases do nível psicológico são a infância, adolescência e idade adulta e cada uma dessas etapas relaciona-se a um padrão específico de participação no esporte competitivo.
O que caracteriza o atleta ser amador é o fato de ele desempenhar seu esporte como não sendo sua profissão. Tem ele outra profissão ou atividade escolar, treina junto a sua equipe por alguns dias da semana (geralmente no período noturno) e disputa partidas aos finais-de-semana.
O treino físico deve considerar esses períodos e desenvolver, entre outras atividades, musculação, treinamento funcional, condicionamento físico e exercícios em água. Estas variam conforme o objetivo do treinador e, inclusive, podem sofrer alterações de atleta para atleta.