O PPR é um processo para seleção, uso e manutenção dos respiradores com a finalidade de assegurar proteção adequada ao usuário.
A base do PPR é a Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15), que discorre sobre as atividades e operações insalubres. Na legislação, existem anexos com a definição dos limites de tolerância para exposição a cada agente, entre eles: agentes químicos (anexos XI e XIII);
Todas as empresas que colocam seus profissionais em locais ou situações em que há presença de materiais em suspensão que podem causar danos às vias aéreas (pulmão, traqueia, fossas nasais e faringe) têm o dever de elaborar, implantar e administrar um PPR adequado.
O Programa de Proteção Respiratória (também conhecido como PPR) é um conjunto de medidas de segurança que visam proteger os colaboradores contra a exposição aos riscos químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.
Na elaboração deve conter essencialmente informações sobre os riscos respiratórios, procedimento de seleção do respirador, treinamento, escolha correta da peça para completa vedação no rosto, recomendações ao uso, etc.
PPR é a sigla para Programa de Participação nos Resultados, ou seja, um plano cujo objetivo é premiar os colaboradores pelo atingimento de metas pré-estabelecidas. Portanto, observe que o PPR está atrelado à metas e objetivos concretos, não se relacionando ao lucro da empresa.
O ensaio de vedação deve ser realizado uma vez a cada 12 meses em cada usuário de respirador com vedação facial. Caso o trabalhador apresente qualquer sintoma ou alteração nas condições de saúde, o teste deve ser realizado novamente antes do prazo de 1 ano.
A porcentagem que as empresas mais costumam oferecer é de 1/12 avos, multiplicado pelos meses trabalhados, onde 1 representa o salário recebido integralmente....E o imposto de renda?Valor da PLR Anual (R$)Alíquota (%)Parcela a Deduzir do IR (R$)De 6.677,56 a 9.922,287,5500,82De 9.922,29 a 13.167,00151.244,99
Não há uma validade pré-determinada do PPR. O recomendado é que sejam realizadas revisões periódicas, sempre que houver alterações ambientais ou na execução de determinada atividade no ambiente de trabalho.
O objetivo das diretrizes do PPR é a proteção respiratória do colaborador contra a inalação de contaminantes no ar e a possível deficiência de oxigênio na atmosfera do ambiente de trabalho.