O que é Divergente: A ideia de divergente está relacionada com tudo aquilo que se opõe. Uma pessoa divergente é aquela que não se enquadra no contexto de determinado grupo ou situação, tendo uma opinião diferente dos outros e não concordando com facilidade com pontos de vista alheios aos seus.
Divergentes – os raios luminosos divergem a partir de um ponto. Convergentes – os raios luminosos convergem para um ponto. Paralelos – todos os raios de luz do conjunto são paralelos entre si.
Os cinco grupos são divididos pelas causas da Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. Erudição é a facção dos inteligentes, de intelecto superior e com capacidade de aprendizado inigualável.
Como texto complementar podemos considerar todo texto que oferece ao estudante algo a mais que o conteúdo científico propriamente dito, podendo ser apresentado sob diferentes gêneros linguísticos, como: texto descritivo, explicativo, argumentativo, dissertativo ou divulgação científica.
No filme, as consequências das escolhas são muito graves! Necessita-se o tempo todo ser muito competitivo para não ser um excluído. Necessita-se ganhar, e não somente ganhar, mas ganhar do outro, é necessário que alguém perca. E esse alguém sofrerá terríveis consequências ao não se encaixar nos modelos.
Audácia (Coragem); Franqueza (Sinceridade); Erudição (Inteligência).
Que tem a propriedade de fazer convergir. 3. Que se aproxima e se dirige para o mesmo ponto (ex.: linhas convergentes).
Linguagens convergentes - para muitos especialistas, este tipo de linguagem que a arte se transforma numa aventura poética, em que o individuo pensa (racionaliza, tenta entender) sobre uma determinada expressão artística. Exemplo: o quadro Monaliza (simpática mulher camponesa, muitas histórias), de Da Vinci.