A podridão radicular por fitóftora é uma das doenças da soja mais importantes. Em cultivares altamente suscetíveis, pode causar a redução de até 100% no rendimento de grãos. A doença está presente na maioria das áreas produtoras de soja do país e já causou muitos prejuízos.
Os sintomas mais graves na planta aparecem na primavera, pouco depois da plantação. O estrangulamento parcial dos caules pode originar grande diversidade de sintomas, como por exemplo, atraso no desenvolvimento da planta, deformação e descoloração dos caules e necrose do tecido vascular.
Deve-se fazer aração profunda para diminuir o inóculo perto da superfície do solo e promover a rápida decomposição dos resíduos infestados. Sugere-se evitar semeadura profunda, pois aumenta o tempo para a emergência e prolonga a exposição de tecidos suscetíveis ao patógeno.
O aparecimento de sintomas visíveis é mais freqüente em raízes maduras; entretanto, existem casos de manifestação de sintomas na base das hastes jovens ou em plantas recém-germinadas, causando murcha e morte total.
A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum truncatum, uma das principais doenças das regiões tropicais do Brasil, incluindo o Cerrado Brasileiro e a região do MaToPiBa. No sul do Brasil, em safras chuvosas também tem se destacado como um grande desafio ao manejo.
Danos: Os sintomas característicos da doença são manchas foliares necróticas e coalescentes, e colapso das folhas, que caem no chão, mas não se destacam da coroa. Os sintomas ocorrem nas folhas mais velhas, sendo que as folhas centrais e mais jovens são menos atacadas ou podem aparecer livres de sintomas.
Os primeiros sintomas são caracterizados por pequenas manchas circulares, com halo amarelado e um ponto negro no centro. O aumento das lesões em camadas circulares dá o aspecto de um "alvo".
Se o gramado tiver sinais de fungos, faça primeiramente o controle antes de adubar, pois os fungos se alimentam também do adubo. Sendo assim, você corre o risco de aumentar a proliferação. Uma outra coisa que ajuda a deixar o gramado mais resistente é manter uma adubação rica em potássio.
Aplique um fungicida.