A plasticidade neural é a capacidade do cérebro em desenvolver novas conexões sinápticas entre os neurônios a partir da experiência e do comportamento do indivíduo. ... Através da plasticidade, novos comportamentos são aprendidos e o desenvolvimento humano torna-se um ato contínuo.
Numa forma abrangente, plasticidade neural pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e nas funções do sistema nervoso, que ocorre em qualquer estágio da ontogenia, como função de interações com o ambiente interno ou externo ou, ainda, como resultado de injúrias, de traumatismos ou de lesões que afetam ...
Trata- se da capacidade de reorganização da distribuição de terminais axônicos de neurônios, Varia de acordo com estímulos ambientais. A plasticidade axônica é máxima nos períodos críticos do desenvolvimento. Ocorre de forma limitada na vida adulta.
Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal ou plasticidade cerebral, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito é exposto a novas experiências.
Tipos de plasticidade neural. A neuroplasticidade manifesta-se de várias formas. Pode ser classificada em regenerativa, axônica, sináptica, dendrítica e somática.