A piúria é definida como a presença de dez ou mais células brancas por milímetro cúbico de uma amostra de urina, ou pela presença de três ou mais glóbulos brancos por campo de urina, ou um teste com fita reagente, que é positivo para esterase de leucócitos.
Tratamento da piúria No caso do pus na urina ser devido à presença de microrganismos e a pessoa apresenta sintomas, pode ser indicado pelo médico o uso de antimicrobianos, como Fluconazol, Miconazol ou Metronidazol, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a recomendação do médico.
O líquido que enche a bexiga é estéril – ou seja, livre de bactérias. Mas, quando esses bichinhos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, desencadeiam uma infecção.
Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite.
O tratamento da bacteriúria assintomática deve ser baseado na sensibilidade aos antibióticos conforme o resultado da cultura e antibiograma. Nos casos de pré-operatório de procedimentos urológicos com risco de sangramento mucoso, recomenda-se antibioticoterapia logo antes da cirurgia (início até 72 horas antes).