As pipetas são o meio utilizado para manipulação dos líquidos em um ambiente de laboratório. Outras vidrarias também podem ser usadas para essa finalidade. Entretanto, as pipetas são específicas para quando é necessária uma quantidade mais exata de um líquido.
verbo transitivo direto Transferir volumes com auxílio de uma pipeta, de um tubo de vidro graduado, muito usado em laboratórios para transferir líquidos de um recipiente para outro: o cientista pipetava as substâncias das misturas.
As pipetas volumétricas são também conhecidas como pipetas de bulbo ou pipetas de transferência. São vidrarias graduadas em milímetros utilizadas para transferir volumes conhecidos de líquidos.
Pipetas sorológicas Antigamente era utilizada a pipetagem com a boca, onde o usuário sugava o líquido com a boca até o nível desejado. Mas hoje essa técnica já está defasada e não é mais utilizada, pois pode levar o líquido ou aerossol até a cavidade oral que entra em contato com a substância tóxica ou corrosiva.
Em suma, o dessecador é uma das vidrarias do laboratório ou utensílio de laboratório. A sua principal função, como o nome já diz, é dessecar a umidade de algum produto. Então, dentro do equipamento geralmente existe sílica-gel, que serve para manter o seu funcionamento da melhor maneira possível.
Uma pipeta, ou conta-gotas químico, é um pequeno tubo de vidro ou plástico usado para transferir quantidades passíveis à medição de um recipiente a outro. ... Pipetas são utilizadas em diversas práticas científicas, geralmente quando é preciso transferir menos que 100 mililitros (ml) de uma solução.
Mantenha a pipeta levemente inclinada (o mais próximo possível da vertical), encoste a parte inferior da pipeta na parede do recipiente e deixa o líquido escoar até que pare. Traga a pipeta agora para a posição vertical e aguarde mais alguns segundos até que o líquido escoe totalmente.
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.
No caso da pipeta graduada, para realizar a captura de uma quantidade exata é preciso sugar e soltar aos poucos, até que se alcance a quantidade desejada. ... Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha.