Você já ouviu falar na pintura orgânica? ... Criativa e descolada, a lógica da pintura orgânica é bem simples: misturar tintas, formas e texturas para ter um resultado com formas fluidas, que podem ocupar uma parede inteira ou apenas um pedaço dela.
A pintura orgânica, é aquela com formas fluidas e cores fortes se tornando o frenesi nas redes sociais. A ideia vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações, principalmente nesse período de isolamento social. Passar tinta colorida nas paredes com formas livres é quase que uma terapia.
Se você acompanha contas no Instagram e Pinterest de decoração, certamente já viu exemplos de pinturas orgânicas, aquelas com formas fluidas e cores fortes que tem encantado. ... O processo de pintura começou com uma pesquisa de quais desenhos se encaixariam melhor na casa e quais paredes eram melhores para receber cores.
Forma orgânica são formas que são encontradas na natureza, mas eles também são formas de itens feitos pelo homem. ... Elas representam coisas naturais, curvas e traços presentes na natureza, como se tivessem surgido ali sem alguém ter criado nem modificado.
A própria cola branca altera levemente a cor, deixando a tinta um pouco mais clara, porém é o tipo de ligante que apresenta o melhor custo-benefício, podendo ser utilizado tanto em áreas internas quanto externas.
Além da criatividade que rolou solta, o legal desse tutorial é que foi utilizado o produto Suvinil Criativa. É a tinta que já vem pronta para usar, é fácil de pintar, não deixa cheiro e seca rápido. Ou seja: não é necessário diluir a tinta, basta abrir a lata e começar a pintar!
Existem dois tipos de formas: a) Formas geométricas: geradas matematicamente através de conceitos bem definidos pela matemática. São exemplos dessas formas os quadrados, os círculos, os retângulos, entre tantas outras. b) Formas orgânicas: limitadas por linhas curvas, inspiradas nas formas encontradas na natureza.
São figuras geometrias o círculo, o quadrado, o triângulo, etc. Já as figuras orgânicas são aquelas que representam coisas naturais, vivas, e, por isso, não possuem uma forma pré-determinada e limitada como as formas geométricas. As plantas e os frutos são exemplos de figuras orgânicas.
A consistência pode ser controlada por meio da dosagem adequada de água. Geralmente, pintar com cal requer aplicação em duas demãos, sendo a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final, devendo-se observar o intervalo entre demãos de, no mínimo, 24 horas.