A peste negra, também conhecida como peste bubônica ou simplesmente a Peste, é uma doença grave e muitas vezes fatal causada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida através das pulgas de animais roedores aos seres humanos.
Os historiadores acreditam que a peste negra surgiu na Ásia Central. Existem inúmeras teorias sobre o lugar específico onde a doença surgiu, mas a mais aceita sugere que o lugar de origem é a China e que, durante muito tempo, a peste tenha atuado exclusivamente na Ásia Central.
Principais sintomas da peste nas formas bubônica:
A bactéria Yersinia pestis pode provocar diferentes consequências. A manifestação mais comum é a peste bubônica, chamada assim por causa do bubão, um aglomerado de nódulos inflamados que se forma geralmente na virilha depois que a pulga abandona o roedor e pica o ser humano.
Peste bubónica ou peste bubônica é um dos três tipos de peste causada pela bactéria Yersinia pestis....Peste bubônica.Peste BubónicaCausasYersinia pestis transmitida por pulgasMétodo de diagnósticoPresença da bactéria no sangue, escarro ou gânglios linfáticos
A peste negra foi uma pandemia que se deflagrou na Europa, no século XIV, provocando uma das maiores baixas populacionais da história desse continente. A peste negra foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348.
Historicamente, era conhecida como "a peste negra", em referência ao fato de causar gangrena em certas partes do corpo, como nos dedos das mãos e dos pés, que acabam totalmente enegrecidos. Estima-se que a pandemia dessa doença tenha causado a morte de um quarto da população europeia no século XIV.
Descrição do serviço: a peste é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Yersínia pestis, que é transmitida principalmente por picada de pulga infectada, e se manifesta sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica.