De acordo com a SOBRAPO (2009) a Pesquisa Operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais e tem como foco a tomada de decisões. Para isto, aplicam-se conceitos e métodos de outras áreas científicas, tais como economia, matemática, estatística e informática.
Um estudo de Pesquisa Operacional envolve as seguintes fases:
A investigação operacional (IO), ou pesquisa operacional (PO), é um ramo interdisciplinar da matemática aplicada que faz uso de modelos matemáticos, estatísticos e de algoritmos na ajuda à tomada de decisão.
Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, na área de conhecimento Computação e Informática, Economia, Engenharia, Estatística, Matemática ou Física, reconhecido pelo Ministério da Educação, secretarias ou conselhos estaduais de Educação.
A Pesquisa Operacional pode ser aplicada a praticamente todos os campos de conhecimento, na solução de inúmeros problemas REAIS da sociedade.
Pesquisa operacional (também conhecida pela sigla PO) é uma metodologia de análise de dados de um negócio que tem por objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão, aumentando a sua eficiência por meio da otimização de processos. E ela está presente nas mais diversas áreas, como indústria, comércio e serviços.
Quais são as etapas de uma resolução de um problema em pesquisa operacional? e) 1) Identificação do problema, 2) construção do modelo matemático, 3) obtenção da solução, 4) teste de modelo e da solução obtida e 5) implementação.
Características da pesquisa operacional Método científico de investigação. O processo de pesquisa começa com a observação de problemas e coleta de dados. O problema é apresentado de forma quantitativa, somente assim sua análise e avaliação são possíveis. Tem como objetivo resolver problemas organizacionais.
A pesquisa operacional é um método analítico avançado que permite a solução de problemas e a tomada de decisões nas organizações. Os métodos mais utilizados incluem lógica matemática, simulação, análise de redes, teoria de filas e teoria dos jogos.
3) "A pesquisa Operacional lida com problemas de como conduzir e coordenar certas operações em uma organização, e tem sido aplicada a diversas áreas, tais como indústria, transportes, telecomunicações, finanças, saúde, serviços públicos, operações militares etc.".