Persona significa literalmente "máscara", apesar de normalmente não se referir a uma máscara literal mas às "máscaras sociais" que todos os seres humanos supostamente vestem.
O conceito máscaras(persona) foi originado na psicologia analítica, ou como também é conhecida, psicologia junguiana, e tem o objetivo de explicar um importante elemento criado pelo Ego. As máscaras formam a personalidade que o indivíduo desenvolve inconscientemente, movido pelo Ego, para interagir e exibir ao mundo.
Máscara caiu é quando alguém foi descoberto escondendo um determinado segredo, é alguém sem vergonha. MARIPOSA faz muito tempo que você mentia que não me traía, mas hoje a máscara caiu: te encontrei com outra.
Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. É baseado em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. A persona é uma ferramenta de segmentação de mercado e é a base do Marketing Digital.
Persona (do latim persona) é a instância psíquica responsável pela interação entre o ser e a comunidade de forma geral. Ela e constituída em paralelo com o ego e com a sombra, desde o inicio da vida.
Portanto, o uso de máscaras é importante como medida de proteção tanto para você mesmo quanto para as pessoas a seu redor. As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas.
O termo persona vem do teatro grego antigo, onde o ator usava uma mascara para amplificar a voz. A persona também pode se referir à identidade de gênero, a um estágio do desenvolvimento (como a adolescência), a um status social, a um emprego ou profissão.
A expressão "caiu a máscara" sempre serviu para apontar a falta de ética de políticos, funcionários, enfim pessoas que, por algum motivo, necessariamente, teriam de expressar, no rosto, seu caráter.
Ou seja: tudo vem à tona, mais cedo ou mais tarde. E, em alguns desses casos, quando sabemos algo sobre uma ou mais pessoas, temos o anseio de aquilo tornar-se público para usarmos aquela notória expressão: "A sua máscara caiu". E tal fato torna-se esperado, acreditando que algo semelhante jamais aconteceria conosco.