A Filosofia Não tenha vergonha de perguntar, pois muitas vezes a sua dúvida pode ser a de mais pessoas ao seu redor. ... Esse conceito estimula o ceticismo, não como o não acreditar, mas como forma de questionar, ou seja, perguntar para chegar a verdade racional. Marcada pela famosa frase "Penso, logo existo."
A pergunta parte do questionamento, sendo essa a base da filosofia, sem a dúvida não existe a busca pela razão das ideias. Assim, a filosofia é útil nas nossas vidas a partir da construção de ideias que partem do questionamento, trazendo um caráter mais coerente no ato de pensar.
A filosofia é uma ciência com origem no questionamento, a pergunta é sua matriz, sua principal ferramenta, pois só através das perguntas pode se iniciar a busca pelo saber.
75 – Perguntas filosóficas podem ter respostas empíricas? 74 – A filosofia depende da ambiguidade dos termos? 73 – Pode a filosofia morrer? 72 – Os conceitos podem ser bonitos?
O ato de perguntar é simples e faz parte do nosso dia-a-dia, pois é fundamental e se faz necessário que o ser humano queira entender como funcionam algumas coisas, busca respostas para melhor viver ou entender o que estar ao seu redor, e por muitas vezes, é preciso perguntar para que haja esse entendimento.
"Perguntas nos movem e nos expandem. Ao invés de anestesiar nosso sentir, nosso pensar, nosso querer, os questionamentos são um convite, a nós mesmos e ao outro, para ver além do que já foi visto". "A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas", Mario Quintana.
É fundamental a importância do perguntar para a formação do ser humano, visto que é justamente por meio das perguntas que podemos exercitar nossas mentes, capacidade intelectual e obter caminhos aprender a fazer uso da razão.
Para Voltaire, "um homem deve ser julgado mais pelas suas perguntas do que por suas respostas". ... Para Drucker, "o trabalho mais importante e mais difícil não é encontrar a resposta correta, mas fazer a pergunta certa".
Resposta: O melhor meio de se aproximar da filosofia é se desprendendo das emoções e partindo para o lado racional, que na filosofia é a maneira de se chegar a verdade das coisas.
Na verdade, perguntar é essencial para o exercício do raciocínio e para a obtenção de esclarecimentos sobre as coisas existentes no mundo em que vivemos. Na prática, a Filosofia pode ser vista como a ciência que estimula o questionamento sobre tudo o que há no mundo.