O nome "Pegapacapá" é uma articulação fonética utilizada no linguajar popular do Nordeste para expressar constrangimento ou conflito. Pode tanto caracterizar uma situação doméstica, como pública, envolvendo homens ou mulheres.
Dizem os antigos, antigamente castravam-se gatos nas frestas das portas. Entre a porta e a madeira atraves de prensagem dai retirava-se os testiculos. ... Por isso a expressão capar o gato.
A castração é uma cirurgia comum e de rotina que envolve remover os órgãos de reprodução sexual do seu gato. É conhecido por "esterilização" para as fêmeas e "castração" para os machos. Para as gatas, esterilizar envolve remover os seus ovários e útero, mas por vezes apenas os ovários são removidos.
Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos. Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá.
mais tranquilidade: os bichanos castrados ficam mais calmos e menos agitados; menos interesse pela rua: depois da cirurgia, os gatos ficam mais caseiros; menos atividades: como ficam menos agitados, os pets castrados se exercitam menos; menos agressividade: esta característica é especialmente marcante em gatos ariscos.
1. Remover ou inutilizar os órgãos reprodutivos de animais; do mesmo significado de castrar; 2.
Significado de Capou Capou vem do verbo capar. O mesmo que: castrou.
A cirurgia de castração retira o órgão reprodutivo do gato no todo ou em parte. Nos machos, apenas o testículo é removido e eles se recuperam em poucos dias. Já nas fêmeas, a esterilização é feita com a retirada total de útero e ovários. Nesse procedimento, há abertura da barriga do animal para extração dos órgãos.
No caso dos felinos, pode ser feita depois dos 6 meses, quando eles já têm um porte físico mais desenvolvido. O procedimento também pode ser realizado em cães com até 1 ano de vida, dependendo do porte do animal.