Para complementar o 5S, é possível utilizar a inteligência do ciclo PDCA para otimizar suas campanhas. Os PDCA são as iniciais de Plan (planejar), Do (executar), Check (avaliar) e Act (agir no sentido de melhorar).
As quatro etapas do PDCA são:
O nome PDCA corresponde a uma sigla emprestada do inglês, fazendo referência a estas quatro fases para a gestão: Plan: Planejar. Do: Fazer, executar. Check: Checar, verificar, mensurar.
PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão da qualidade dos processos. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir).
Uma ferramenta altamente eficiente para melhorar a organização e a produtividade, o 5S no ciclo PDCA torna-se ainda mais poderoso. Abaixo, separamos as etapas do ciclo PDCA e como aplicar o 5S em cada uma delas.
O método é utilizado até hoje por gestores para desenvolver hipóteses sobre o que precisa de mudanças, e então testar essas hipóteses em um ciclo recorrente de feedback. O PDCA consiste em uma abordagem de quatro estágios para melhoria contínua de processos, produtos e serviços, e para resolver problemas.
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
O ciclo PDCA – ou ciclo de Deming ou de Shewart – é uma técnica de gestão que tem como objetivo principal a melhoria contínua dos processos. Esse método combina quatro passos: planejar (plan), fazer (do), verificar (check) e agir (act). ... Então, o objetivo principal da sua utilização é a melhoria contínua.
O Ciclo PDCA é um método muito utilizado na empresas por ter a função de garantir que a mesma organize seus processos, não importando a sua natureza. Para isso cada processo da empresa passa por quatro fases: Planejar, Fazer, Verificar e Agir. ... É nessa fase que poderão ser encontrados erros ou falhas no processo.