O que é o patrimônio escolar? O patrimônio escolar é caracterizado como o complexo de bens que estão suscetíveis de depreciação econômica e foram adquiridos por meio de compra, doação, troca ou qualquer outro tipo de aquisição, desde que devidamente registrado.
O patrimônio é formado por instalações físicas, equipamentos, mobiliário e materiais usados na escola. ... Faça o levantamento do patrimônio, listando o que a escola tem em termos de instalações físicas, mobiliário, materiais de laboratório, equipamentos eletrônicos, livros didáticos, medicamentos e artigos diversos.
A Escola é um exemplo claro de bem público, de uso da coletividade. Pois não pertence ao governo, nem ao diretor, nem ao professor, ao funcionário ou aos alunos. Mas sim pertencente a todos da sua comunidade escolar e por certo um Patrimônio Público, mantido com recursos dos impostos destas comunidades.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
Dentro do patrimônio público estão incluídos bens materiais, como edifícios que sediam serviços públicos, como as escolas e os postos de saúde, por exemplo, além de praças, monumentos e mais. Mas, além deles, também são incluídos bens imateriais, como valores econômicos, éticos e históricos divididos pelos cidadãos.
Certifica-se que a escola com um patrimônio público deve ser segura e preservada, que vise um ambiente adequado para a melhoria da qualidade de carteiras, armários e assim beneficiar o ambiente escolar. ...
São as intervenções de pequeno porte ou dimensão, e voltadas para a correção de pequenos danos, eliminação de interferências e controle na deterioração em piso, telhado paredes, etc.
Uma vez que, quem conhece sente-se pertencente a esse meio, e ao mesmo preserva e cuida, fatores que incitam comportamentos participativos, cooperativos e ao mesmo tempo enaltece a autoestima do aluno.
Pichações, violências entre colegas, violência contra professores, violência contra alunos, omissão da comunidade nas questões da vida escolar, exclusão da comunidade por parte da escola, evasão escolar, fracasso dos modos tradicionais de avaliação, constituem uma crise no sistema escolar vigente.
É importante preservar o patrimônio histórico porque ele representa toda a história e o desenvolvimento do povo, de sua cultura e arquitetura, sendo uma forma de manter viva a tradição cultural.