Patrimônio genético é entendido como a informação de origem genética de espécies vegetais, animais, mi- crobianas ou de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destes seres vivos.
Patrimônio Genético (PG) é o conjunto de informações genéticas contidas nas plantas, nos animais e nos microrganismos, no todo ou em suas partes (cascas, folhas, raízes, pelos, penas, peles, etc.), estejam eles vivos ou mortos.
A Carta Magna de 1988 alçou o patrimônio genético brasileiro à categoria de bem constitucionalmente protegido. Por patrimônio genético se deve compreender as informações de origem genética oriundas dos seres vivos de todas as espécies, seja animal, vegetal, microbiano ou fúngico.
O patrimônio genético está distribuído em seis dos dez biomas brasileiros: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal Mato-Grossense e Zonas Costeiras.
Resposta: Patrimônio genético é entendido como a informação de origem genética de espécies vegetais, animais, mi- crobianas ou de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destes seres vivos.
Quando falamos do genótipo de um indivíduo, referimo-nos à constituição genética dele, ou seja, ao conjunto de genes que cada organismo possui. Esse patrimônio genético é transmitido para os descendentes no momento da reprodução e é por isso que pais e filhos apresentam certa semelhança.
Essa biodiversidade exuberante é fonte de interesse para diversas áreas, como a científica, a agrícola e também a cosmetologia. É de conhecimento comum, no entanto, que muitas dessas espécies estão ameaçadas de extinção, o que leva muitos a pensarem que a exploração desses recursos deve ser proibida.
O patrimônio tem a sua importância a partir do momento que é a expressão de cultura e de identidade de uma localidade. O conhecimento e a valorização dos bens culturais contribuem com o despertar da cidadania e com a noção de que expressam a história e a tradição local e regional.
Na lei, o patrimônio genético é definido como "a informação de origem genética de espécies vegetais, animais, microbianas ou espécies de outra natureza, incluindo substâncias oriundas do metabolismo destes seres vivos".