Espera-se que os alunos respondam que a parte iluminada representa a porção, visível na Terra, da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol. Com o passar dos dias, ou seja, durante o movimento que ela faz ao redor do nosso planeta, vemos as diferentes fases da Lua.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.
A Terra realiza diversos movimentos complexos: ela translada em torno do Sol a mais de 100.000 km/h, em uma trajetória elíptica, ela também rotaciona em torno do seu próprio eixo, com velocidades acima de 1600 km/h na região do Equador, além disso, realiza um lento movimento de precessão, causado pelo torque da força ...
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol. ... Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita.
Luz da lua é a luz lunar que atinge a Terra, consistindo principalmente de luz do dia, com alguma luz estelar e luz terrestre refletida destas porções da superfície atingidas pela luz do Sol.
[ Astronomia ] Ponto da órbita em que um planeta se acha mais próximo do Sol, por oposição a afélio. ... [ Astronomia ] Relativo ao ponto da órbita em que um planeta está mais próximo do Sol (ex.: distância periélia, ponto periélio).
Porque assim girava a grande nuvem de poeira e gases que deu origem ao Sistema Solar há 5 bilhões de anos. Nosso sistema planetário foi formado pela condensação de uma nuvem de gás e partículas que girava de oeste para leste.
1666 km/h A duração da rotação da Terra é de 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 0,9 décimos, originando a sucessão dos dias e das noites. A velocidade desse movimento é de cerca de 1666 km/h, ou 465 m/s, que é bastante elevada, porém muito inferior à de outros astros do universo.
A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.