É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Quais os paradoxos?
8 paradoxos famosos que vão confundir a sua cabeça
Paradoxo de Zenão. ...
Paradoxo do avô ...
Paradoxo dos Gêmeos. ...
Paradoxo do mentiroso. ...
Paradoxo de Fermi. ...
Paradoxo de Epicuro. ...
Paradoxo do quadro Relativity. ...
Paradoxo do Soneto da Fidelidade.
Qual é o paradoxo?
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
Qual o paradoxo de uma pessoa precisa de algo?
Em "Ardil-22", romance satírico-histórico sobre a Segunda Guerra Mundial, o auto, o norte-americano Joseph Heller, escreve sobre o paradoxo que é quando uma pessoa está precisando de algo que só pode ser adquirido por alguém que não precisa daquilo.
Quais são os paradoxos da filosofia?
A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, da matemática e da filosofia. Na filosofia, paradoxo é um termo consagrado pelos filósofos estoicos para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido.
Como é a identificação de paradoxos?
A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, matemática e da filosofia. Na filosofia, paradoxo é um termo consagrado pelos filósofos estoicos para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido.