A panleucopenia felina é uma doença viral grave, muito contagiosa, causada por um parvovírus semelhante ao vírus responsável pela parvovirose canina.
A panleucopenia felina é causada por um parvovírus (FPV) que está particularmente associado à parvovirose canina e ao vírus da enterite do vison.
Com um desenvolvimento muito rápido no organismo, o parvovírus felino provoca a diminuição dos glóbulos brancos (uma condição chamada leucopenia), afetando assim todo o sistema imunológico do animal, inclusive prejudicando as defesas contra o próprio vírus.
O vírus da panleucopenia felina afeta gatos de todas as idades, especialmente gatinhos jovens, imunodeprimidos e sem vacinas em dia. Daí a grande importância da vacinação. É uma doença com alta taxa de mortalidade, especialmente em gatos mais jovens.
Os principais sintomas da panleucopenia são os vómitos, a desidratação severa, a febre que pode chegar aos 40ºC, a depressão, a anorexia e a diarreia. Esta última poderá estar associada a melenas e icterícia.
A cinomose em gatos é o nome popularmente conhecido para a panleucopenia felina. Isso porque, é bastante comum questionarmos se cinomose pega em gato, já que a doença é comum nos cachorros e altamente contagiosa....
Vacina Quádrupla V4: previne as mesmas doenças que V3 (citadas acima) e ainda protege o animal contra clamidiose; Vacina Quíntupla V5: previne as mesmas doenças que a V4 (citadas acima) e também a leucemia felina, que é a causa de um dos mais altos índices de mortalidade entre gatos, sendo absolutamente comum.
Os sintomas da parvovirose em gatos são comuns a outras doenças. Entre os principais está a febre, diarreia muitas vezes com sangue, vômito, letargia e anemia. No aparecimento dos primeiros sintomas, procure um médico veterinário.