1. Paidégua. Pala informal do cotidiano do paraense, que siguinifica algo fantastico, excelente, supimpa,mais que legal, muito bom.
3. égua. Expressão/gíria muito rica, que pode ser empregada em razão de susto, espanto, admiração, chateação, aborrecimento, encantamento, surpresa (ou seja, serve pra tudo!). Teria o mesmo significado que o "caraca mermão", "putz", "ôchê", "caramba", "poxa" e por aí vai!
A expressão égua é muito utilizada na Região Norte do Brasil. Pode ser utilizada de diversas maneiras, algumas delas são nos lugares das expressões "poxa!", "caramba!", "nossa!" (como espanto).
Despombalecido. A gíria paraense serve para se referir ao sujeito que está triste, com preguiça ou doente. Ex: Esse aí não vai sair do sofá não. Tá despombalecido!
A gíria égua é utilizada em situações de espanto ou surpresa. É uma gíria muito popular em estados como o Maranhão e o Pará. ... Um toque especial que faz parte das gírias maranhenses e seus significados.
Lista com masculino e feminino de animaisAnimalAnimal machoAnimal fêmeaéguao cavaloa éguaelefanteo elefantea elefanta ou a aliáescorpiãoo escorpião-machoo escorpião-fêmeafaisãoo faisãoa faisoaMais 103 linhas
A gíria brocado é uma expressão muito popularizada pelo Brasil inteiro, então não é muito comum as pessoas estranharem quando alguém fala. Ela é utilizada para se referir a alguém que está com muita fome. Logo, a pessoa que diz "tô brocado" ou "tô brocada" pode ser ajudada com um bom alimento. ...
Expressão muito utilizada por pessoas de origem nordestina, moradoras em outras regiões do Brasil e pelos próprios nordestinos, dos diferentes Estados daquela região, em situações de surpresa, espanto ou admiração.
Armação, sacanagem, malícia, treta. O funcionário está com moagem, está fingindo, armando alguma.
Tornar-se forte, vigoroso; passar a possuir o vigor, a força, a saúde ou a energia de antes; revigorar:...