Esfregaço hipotrófico inflamatório quer dizer que não há células neoplásicas ou pré-neoplásicas, ou seja, há apenas células de defesa.
É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome "Papanicolaou" é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.
No preventivo, esfregaço eutrófico significa que as células apresentam desenvolvimento dentro da normalidade, ou seja, recebem estímulos suficientes dos hormônios sexuais femininos. Se a mulher estiver na menopausa, o resultado considerado normal é "esfregaço hipotrófico".
Esfregaco inflamatório, significa que foram visualizadas células de "defesa" no material. Quando é "inespecifico " significa que não foi identificado nenhum agente específico, que deu origem a inflamação. Não é "infecção ", pois, nesse caso, haveria um agente.
Significado de hipotrófico: Que tem o desenvolvimento menor que o normal, o chamado eutrófico.
É possível o desenvolvimento também das verrugas genitais. No entanto, o vírus desenvolve lesões principalmente nas mulheres que estão normoestrogenicas, isto é, que estão no período da vida em que o ovário ainda produz os hormônios chamado de menacme. O vírus do HPV gosta do estrogênio.
Historicamente, o rastreamento do câncer do colo uterino baseia-se no exame citológico do esfregaço cervical, também conhecido como exame de Papanicolaou, utilizado há mais de 50 anos como método preventivo para essa doença( 1.
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser: