Os tumores de orofaringe com DNA do HPV (denominado p16 positivo) tendem a ter um melhor prognóstico do que aqueles sem o HPV (p16 negativo). Como os tumores p16 positivos têm um prognóstico melhor que os p16 negativo são utilizados sistemas de estadiamento separados.
Este gene é mapeado na banda p21 do cromossomo 9. Sua função é de suprimir o crescimento tumoral através do controle negativo do ciclo de divisão celular. A proteína p16 inibe as CDK4 e 6 no ponto de checagem G1, para que a célula entre na fase G0 (quiescência) até que um dano ocorrido no DNA seja corrigido.
Tsuda et al. 17 observaram que 41,3% dos cânceres invasivos do colo do útero expressavam p16INK4a contra 14,3% das lesões intra-epiteliais escamosas, per- mitindo-lhes concluir que há um aumento de anormalidades da via do Rb (assim, como do p53) com a progressão de lesão intra- epitelial para carcinoma.
Carcinoma de células escamosas da orofaringe se refere ao câncer das tonsilas, base e um terço posterior da língua, palato mole e paredes faríngeas posteriores e laterais. O carcinoma de células escamosas compreende mais de 95% dos cânceres orofaríngeos.
P63, Um Homólogo do p53, é Um Marcador Nuclear Seletivo de Células Mioepiteliais da Mama Humana. As células mioepiteliais (CME) constituem a camada basal do epitélio mamário normal, e sua identificação é de valor diagnóstico porque são preservadas na maioria das lesões benignas e perdidas nas malignas.
Exprime a noção de imunidade ou de sistema imunitário (ex.: imunologia).
De volta aos marcadores moleculares Os marcadores moleculares nada mais são do que as ferramentas que nós, cientistas, utilizamos para acessar as diferenças entre os genes estudados. Trata-se de um pedaço do DNA capaz de revelar polimorfismo entre organismos, ou seja, o quanto cada gene difere entre os indivíduos.
O HPV infecta células epiteliais escamosas (células planas, que cobrem a superfície da pele e das membranas mucosas).
O potencial carcinogênico do HPV é relacionado a duas proteínas virais, E6 e E7, as quais são capazes de interagir com proteínas que regulam o ciclo celular e que atuam como supressoras de tumores, como a p53 e pRb.
Os sinais e sintomas do câncer de boca e orofaringe podem incluir: