[ Medicina ] Relativo aos ossos e às articulações (ex.: doença osteoarticular degenerativa; patologia osteoarticular do joelho esquerdo).
Processo degenerativo significa desgaste das articulações, normalmente relacionado a artrose. Não tem nenhuma relação com câncer.
O desenvolvimento osteoarticular O trauma repetido ou forças exageradas quando aplicadas ao esqueleto cartilaginoso podem produzir, diminuição da vascularização, lesão das placas de crescimento ósseo e conseqüente alteração na forma do osso definitivo.
As principais doenças osteoarticulares no idoso são a osteoartrite, artrite reumatoide e gota e essas podem causar dor e, consequentemente, impacto negativo na vida dos idosos.
A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como "bicos de papagaio". A pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária).
A prática de exercício físico regularmente fortalece (e muito) os ossos e os músculos, além de estabilizar as articulações e prevenir lesões e problemas osteoarticulares.
Neste caso, o profissional da saúde deverá instruir a pessoa a passar por um processo de reeducação alimentar, associado à pratica de exercícios físicos, com o objetivo de fortalecer a musculatura do corpo, reduzindo a sobrecarga nas articulações.
Lesões traumáticas: contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: cãibras e dor muscular tardia. Lesões parciais: acometem parte do músculo. Lesões totais: abrangem a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, causa assimetria e perda da movimentação ativa.
Significa que não há lesão no osso nem na articulação.