Os assírios foram um povo mesopotâmico que formou o maior império na região a partir da organização e violência de seus exércitos profissionalizados. Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região.
De acordo com a Bíblia, Assur foi um filho de Sem, filho de Noé. Foi depois que os semitas adquiriram a supremacia na Acádia que as colônias assírias foram fundadas. Assur, provavelmente, foi um rei que foi deificado (como o deus Assur) e se tornou o deus da cidade de Assur, de onde deriva o nome Assíria.
Também denominado Anshar (na mitologia babilónica) e Ashur, era o deus nacional da Assíria, dando o seu nome à mesma cidade. O seu nome tem o significado de o benevolente, sendo contudo um deus guerreiro, casado com Ishtar.
Na mitologia assíria, Assur é o deus guardião da cidade de Assur, elevado mais tarde a deus nacional da Assíria. ... Era o deus do Sol e da condução da guerra. Foi representado com um Disco Alado do Sol (semelhante Horbehutet e ao Faravahar), portando um arco.
Os povos assírios estão entre os mais proeminentes daqueles que floresceram na Antiga Mesopotâmia, isto é, na região situada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje se encontram Iraque e Síria.
O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável. Sua tecnologia militar foi destacada pelo uso do ferro, cobre e estanho para entalhar armas.
Arpachade ou Arfaxade é um personagem bíblico do livro de Gênesis do Antigo Testamento, considerado como o filho primogênito de Sem. Nasceu quando seu pai possuía cem anos, dois anos depois do dilúvio, e teve como filhos: Elão, Assur, Lude e Arão.
Em Isaías 7:17 há uma outra profecia que diz que, em um momento futuro não especificado, Deus chamará a Assíria contra Judá: "O Senhor trará o rei da Assíria sobre você e sobre o seu povo e sobre a sua casa ancestral.
zi·gu·ra·te te. [ Arquitectura ] Construção de grandes dimensões, com diversos andares de formato piramidal, característica da Mesopotâmia, geralmente com funções religiosas.
Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar. A elite militar era também aquela que se encarregava da administração do Estado.