Uma ordem de cavalaria ou ordem equestre é uma ordem de cavaleiros normalmente fundadas durante ou inspirados nos originais católicos ordens militares das Cruzadas (cerca de 1099-1291), emparelhado com conceitos medievais de ideais de cavalaria.
criada em 1118, militarizada em 1120 - Ordem dos Templários. 1136 - Ordem de São João de Jerusalém (ou dos Hospitalários, atual Ordem de Malta) 1142 - Ordem de São Lázaro de Jerusalém. 1154 - Ordem de Alcântara.
A cavalaria era exclusivamente formada por nobres. De acordo com a sociedade de ordens na Idade Média, a divisão social era composta pelos que oravam (clero), os que trabalhavam (servos) e os que guerreavam (nobres). Segundo estudiosos do feudalismo, os nobres se ocupavam da guerra permanentemente.
No final da Idade Média, reis criaram ordens de cavalaria, que eram organizações exclusivas de distintos cavaleiros os quais juravam obediência ao rei e aos outros membros da ordem. Se tornar um membro de ordem de cavalaria era extremamente prestigioso, tornando um homem um dos mais importantes do reino.
Os cavaleiros medievais faziam parte da nobreza na Idade Média e tinham a função de guerrear. ... Na Idade Média (séculos v ao XV), a guerra era muito comum e os senhores feudais e reis necessitavam de cavaleiros para fazer a proteção do feudo ou conquistar novas terras e riquezas.
Basicamente, existem quatro tipos de Ordens religiosas:
A base da pirâmide são os soldados. Depois, pela ordem, vêm os cabos sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis, e os generais. Essas patentes também possuem subdivisões – os sargentos, por exemplo, são classificados em primeiro, segundo e terceiro-sargento.
Cavaleiro do Império Romano: Denominados por Equites, davam forma à Ordem Equestre Romana (ordo equester) que se formava na mais baixa das duas classes aristocráticas da Roma antiga, estando abaixo da Ordem Senatorial (ordo senatorius). Cavaleiro Coberto ou Caballero: Tem origem na nobreza de Espanha.