A Ressecção Transuretral da Próstata é uma cirurgia desobstrutiva da uretra prostática com a finalidade de aumentar o seu diâmetro comprimido pelos lóbulos prostáticos aumentados.
Esta cirurgia é uma das mais realizadas pelos urologistas. Tem como objetivo a desobstrução da uretra, quando comprimida pela próstata. É feita em pacientes com próstatas grandes e que apresentam muita dificuldade para urinar ou que estejam utilizando sonda urinária continuamente.
A ressecção transuretral (RTU) de próstata e bexiga é uma cirurgia endourológica, ou seja, realizada por um orifício natural do corpo, sem necessidade de corte na pele, através de um aparelho de vídeo chamado Ressectoscópio.
A RTUP é a cirurgia padrão para a HBP. O objetivo é remover a parte da próstata que causa os sintomas. O procedimento é feito através da uretra, sem a necessidade realizar uma incisão na parte inferior do abdómen. Este tipo de cirurgia é conhecido como tratamento minimamente invasivo.
Coberto por poucos planos de saúde, o procedimento custa R$ 25 mil.
A raspagem é feita por endoscopia, através da uretra. "É uma cirurgia minimamente invasiva. Normalmente o paciente fica internado um ou dois dias, coloca-se uma sonda no canal para lavagem da bexiga e eventual retirada de sangramentos. Depois, a sonda é retirada e o homem volta urinar normalmente", indica o médico.
RTU de próstata: cirurgia Normalmente, a anestesia para a cirurgia é a raquidiana ou geral e os pacientes podem internar no mesmo dia do procedimento. A cirurgia de RTU da próstata é realizada por meio endoscópico, através da uretra, e a região interna do órgão é removida por meio da eletrocauterização.
Custo é de R$ 25 mil; técnica é usada na Inglaterra, Itália, EUA e Alemanha. 'Inchaço' na glândula atinge 80% dos homens acima de 50 anos, diz OMS.
RTU de bexiga (ressecção transuretral de bexiga): faz-se uma "raspagem" do tumor por um aparelho introduzido pelo canal da uretra. É a forma inicial de tratamento e indicado para os tumores restritos às camadas superficiais da bexiga.
RTU da próstata – Complicações pós-operatórias A uretra passa por dentro da próstata e o aparelho pode ferir a uretra. Por isso, pode ocasionar a estenose uretral, ou seja, estreitamento da uretra. Pode vir a ocorrer lentamente, até 5 anos depois da cirurgia.