É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. ... O odds ratio é uma estimativa do risco relativo. Possui a mesma interpretação, apesar de ser baseado em uma fórmula diferente. Esta medida é particularmente indicada para estudos de caso-controle.
Alguns estudos utilizam os termos "Odds Ratio não-ajustado" e "Odds Ratio ajustado" para denominar a estimativas produzidas pelos modelos uni e multivariado. Quando a resposta é quantitativa contínua, muitos estudos utilizam regressão linear simples e múlti- pla, assumindo distribuição normal.
Odds Ratio pode ser traduzido como razão de chances. Desta forma, para entender esta medida, temos que entender o significado da palavra chance (odds). ... A chance é 1.5, que pode ser expresso também como 1.5 / 1 (1.5 para 1). Isso quer dizer que para cada 1 pessoa que sobrevive, ocorrem 1.5 mortes.
para 1. Desta forma, se p = 1/2, a chance é 1 para 1; p = 2/3, a chance é 2 para 1. A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento "desenvolver a doença") entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos.
Os valores-síntese mais utilizados podem ser divididos em três subgrupos: para eventos dicotômicos são usados a razão das chances (odds ratio), o risco relativo e a diferença de riscos e que podem ser descritos em uma tabela 2X2; para curvas de sobrevida usa-se a razão de riscos (hazard ratio); para variáveis contínuas ...
O denominador é a chance no grupo controle ou placebo = Odds Ratio (OR). Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo. Entretanto: Se o OR é > 1, então o controle é melhor que a intervenção.
As análises estatísticas foram efectuadas em SPSS V20. Resultados: Para a doença rara, o Odds Ratio aproximou-se do Risco Relativo. Quando a doença foi mais frequente, o Odds Ratio sobrestimou o Risco Relativo.
Odds(Y)=exp(β0+β1x1+⋯+βpxp). Odds ( Y ) = exp ( β 0 + β 1 x 1 + ⋯ + β p x p ) .
A interpretação do Odds Ratio é igual à interpretação do RR. Se a exposição não estiver relacionada com a doença, OR = 1; se a exposição estiver relacionada positivamente com a doença, OR > 1; se a exposição estiver negativamente relacionada com a doença, OR < 1.
A medida epidemiológica Odds Ratio é a única que estima a chance da ocorrência de um evento, pois é a razão do esperado pelo inesperado, as demais, Razão de Prevalência e Risco Relativo, estimam a probabilidade da ocorrência de um evento, pois estimam os eventos que ocorreram dentre os possíveis.