Palavra do dialeto africano iorubá, usado no Candomblé que significa: lindo, belo ou gostoso. Também é muito usada nas gírias gays. Com aquela roupa nova, minha amiga travesti estava odara (belíssima). Aquele homem estava na praia de neca odara (pau gostoso/duro).
Odara significa paz e tranquilidade, e é um termo de origem da cultura hindu. Odara também possui uma grande importância na religião do candomblé e umbanda, e é um tipo de exu.
Entidade do Candomblé e Umbanda que em yorubá (língua africana) se chama Lebara. É uma entidade (espírito) feminina que trás a força sexual e amor à ambos sexos.
Odara, segundo o dicionário, é um adjetivo que qualifica atributos positivos: belo, bom, excelente… mais do que necessários nos conturbados dias de hoje. E também uma das músicas favoritas do Glamurama, entre tantas incríveis e icônicas do portfólio do cantor.
No candomblé, Exu é um dos maiores orixás (um tipo de divindade). É uma espécie de mensageiro, que faz a ponte entre o humano e o divino e muitas vezes é descrito como sendo travesso, fiel e justo.
Saudação feita a entidade EXÚ,tanto na Umbanda como no Candomblé. Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção. Laroiê Exú!