Taxa Interna de Retorno, TIR, vem do inglês Internal Rate of Return (IRR). Definimos essa taxa como a taxa que zera o Valor Presente líquido (VPL). ... E o que baliza a diferença entre os dois valores é a taxa de juros. Então o VPL nada mais é do que a soma de todos fluxos de pagamentos que qualquer investimento possui.
O valor presente líquido, também conhecido como valor líquido atual, ou VPL é um instrumento que traz para a data zero os fluxos de caixa (positivos e negativos) de um projeto de investimento. Soma-se, então, o valor investido inicial, com a taxa mínima de atratividade (TMA).
O VPL é uma métrica que tem como objetivo calcular o valor presente de uma sucessão de pagamentos futuros, deduzindo uma taxa de custo de capital. Esse cálculo é extremamente necessário, graças ao fato de que o dinheiro que receberemos no futuro não terá o mesmo valor que o dinheiro possui no tempo presente.
O VPL – Valor Presente Líquido é igual o valor do fluxo de caixa líquido*, ou seja, é analisada a diferença entre as entradas e saídas de caixas que são trazidas para o presente. ... Quando o VPL é maior que zero significa que o investimento irá trazer retorno econômico.
Resumindo, o método da TIR requer alguns cuidados na sua interpretação, mas é válido por resultar em um número que pode ser facilmente comparado com outras rentabilidades. Já o método do VPL é mais robusto e mais indicado para se analisar a viabilidade intrínseca do projeto.
Uma forma de avaliar o TMA é calculando o VPL (Valor Presente Líquido) de um investimento e sua rentabilidade. Essa é uma fórmula financeira usada para encontrar o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital estipulada, a TMA.
O Valor Presente Líquido (VPL) é calculado para sabermos qual o valor atual de um investimento, bem como a sua rentabilidade. O cálculo do VPL é feito atualizando todo o fluxo de caixa de um investimento para o valor de hoje, utilizando uma taxa de desconto no cálculo conhecida como Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
O VPLa é muito parecido com o VPL. ... A principal diferença entre eles é que o Valor Presente Líquido concentra os valores do fluxo de caixa na data zero, enquanto que no Valor Presente Líquido Anualizado o fluxo de caixa do projeto transforma-se numa série uniforme.
Interpretando o resultado do cálculo de VPL
Fórmula do VPL Isso porque adiciona todos os fluxos de caixa futuros de um investimento, considerando a taxa de desconto e o investimento inicial. Logo abaixo você pode observar como calcular o VPL por meio da fórmula: VPL=FC0+FC1 / (1+TMA)1+FC2 / (1+TMA)2+⋯+FCn / (1+TMA).