Volume é a quantidade de estímulos de treinamento em um determinado período, e tem vários componentes. Em musculação, os mais importantes componentes do volume são o número de exercícios, o número de séries, e a freqüência semanal.
A intensidade está relacionada a um conjunto de variáveis, tais como a carga, velocidade de execução, amplitude do movimento e tempo da pausa. O Volume é mensurado pela quantidade de séries, repetições e quantidade de exercício realizado por treino ou por semana.
Ex: Na corrida volume significa a distância, tempo. A intensidade significa velocidade, intervalo, subida, escadas.
Existe um princípio no treinamento que se chama: Princípio da Interdependência: Volume e Intensidade. Volume e Intensidade andam sempre em sentidos opostos, ou seja, ao se elevar um, diminui-se o outro.
Na musculação, "intensidade" caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Qualquer ação de incremento do volume (quantidade) provocará modificações na estimulação da intensidade (qualidade) e vice-versa.
A intensidade do treinamento é um dos pilares para um bom resultado. ... Na musculação, "intensidade" caracteriza-se pelo trabalho realizado durante uma série de um exercício e é diretamente relacionada com a carga utilizada.
O tiro de 100m é o que nós chamamos de alta intensidade, mas baixo volume. No entanto, uma maratona seria considerada um treino de alto volume, mas de baixa intensidade. Workouts mais curtos significam intensidade potencialmente maior em menos tempo, sendo essencialmente, uma forma mais eficiente de treinar.
Desse modo, a intensidade dos exercícios físicos se refere a quanto o corpo está trabalhando durante os movimentos, sendo descrita como baixa, moderada ou intensa.
Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.