Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido. ... O véu também aparece nas representações de Maria, mãe de Jesus.
O símbolo do véu tem um significado duplo e aparentemente incoerente já que pode ser tanto uma forma de revelar ocultando ou uma forma de ocultar revelando. Tudo o que é oculto em parte, como a maior parte dos mistérios, convidam ao conhecimento.
O primeiro escritor cristão Tertuliano (150–220) explica que em seus dias, a igreja de Corinto ainda praticava o uso do véu. Isso aconteceu apenas 150 anos depois que o apóstolo Paulo escreveu 1 Coríntios dizendo. Segundo Tertuliano: "Da mesma forma, os próprios coríntios entenderam [Paulo].
Uso religioso do véu. No judaísmo, cristianismo e islã, o ato de cobrir a cabeça está associado a modéstia e recato. Visa estabelecer o resguardo dos concupiscências de ambos quem utiliza e quem a pode ver.
Véu é um tecido ou peça de vestuário, utilizado quase exclusivamente por mulheres de diferentes culturas. O véu é usado para cobrir totalmente ou em parte a cabeça e a face. Além de seu caráter de vestimenta e adorno, há conotações religiosas por parte de várias tradições.
É muito mais comum ver noivas usando véu para casamento quando há um evento religioso. Para casamentos civis ou simbólicos, feitos fora de um templo religioso, o uso do véu é completamente opcional. O véu mais tradicional é o do tipo catedral, bem longo, que pode ser bordado ou liso.
Tirar o véu. 3. Revelar ou esclarecer algo.
Na igreja católica o uso do véu era comum antes da década de 1960, segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres. No judaísmo há o costume do noivo colocar o véu sobre o rosto da noiva, e ele ou o rabino, dar-lhe uma bênção.
No catolicismo romano, o umeral reflete uma separação ritual. Um objeto é tido como tão sagrado que o oficiante somente pode tocá-lo com o intermédio de um tecido, no caso, o umeral. ... É mais frequentemente visto no rito romano, durante a liturgia da Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento.