O verbo can integra a lista dos modal verbs, servindo como auxiliar para complementar ou alterar o sentido da frase. É muito utilizado nos discursos informais e sua interpretação mais comum é como "poder". ... Este verbo pode ser usado para expressar habilidade, possibilidade, permissão e probabilidade.
Os modal verbs, em inglês, acompanham os verbos principais para expressar uma ideia particular. ... Aprender o uso dos modal verbs significa prestar atenção no sentido que lhes são atribuídos. Existem diferentes tipos de modal verbs, por exemplo: can, may, might, shall, must, have to, could, ought to, should, entre outros.
O verbo "may" pertence aos modal verbs (verbos modais) que, na língua Inglesa, tem o papel de auxiliar o verbo principal em uma frase. Esse modal é utilizado para fazer um pedido ou para indicar a probabilidade de algo acontecer ou não (presente e futuro), sendo que é utilizado de maneira formal.
Usamos os Modal Verbs "can" e "shall" para ofertar algo. "May" também é possível mas é muito formal. Esse uso é o mais comum em restaurantes e lojas. Can I help you? (May I help you?)
Quando empregado com o sentido de ter de, ter que, expressando obrigação, necessidade, have vem sempre seguido de um verbo no infinitivo com to. Nesse caso, to have comporta-se do mesmo modo que um verbo principal na forma afirmativa, negativa e interrogativa.
A relação de verbos modais mais usados em inglês são may, might, could, should, would, can, must, shall, ought to e will.
A principal característica dos modal verbs é acompanhar o verbo principal de uma frase, indicando uma possibilidade, permissão ou habilidade/capacidade a partir do sentido do mesmo.
O may é usado para pedir permissão e para falar sobre a possibilidade de um acontecimento ou uma ação. Ele aparece quando não temos certeza de algo, tanto no presente quanto no futuro.
O verbo modal "may" em inglês expressa a possibilidade de algo ser realizado: