Watts X Volt-Ampere (VA) – Como dimensionar adequadamente um nobreak. ... Dessa forma, Volt-ampere é a unidade utilizada para medir o que chamamos de "potência aparente", que é a soma vetorial da potência ativa com a potência reativa, que é essa energia extra que não realiza trabalho efetivo.
Para dimensionar o nobreak ideal é preciso somar a potência total máxima de todos os equipamentos que você planeja conectar ao nobreak, evitando a sobrecarga. Os equipamentos eletrônicos podem informar sua potência consumida utilizando a medida Watts (W) ou Volt-Ampere (VA).
VA é a sigla para volt-ampère, que nada mais é do que a potência aparente de uma fonte geradora de energia. Nesse caso, entram em cena outras duas variáveis: potência ativa (medida em watts) e potência reativa (var).
Para esse caso o NoBreak estará requisitando uma potência de, aproximadamente, 714W. Ou seja ele "gasta" 214W para operar, o resto é usado para recarregar a bateria.
Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65. VA = Watts / 0,65 . Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida. Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA.
Um equipamento Nobreak garante autonomia e proteção para uma empresa, isto, por ajudar em momentos de falta e queda de energia. Seu tempo de funcionamento pode variar entre 15 minutos a 30 horas, tudo dependerá do modelo e da quantidade de bateria.
Entre as soluções da NHS para uso residencial, considerando um computador ligado, há nobreaks com autonomia que variam de 25 minutos, como o modelo Nobreak Mini Senoidal 600VA, até 65 minutos, como os modelos Nobreak Compact Senoidal 1000VA e Nobreak Compact Plus Digiseno Senoidal 700VA.