Significado de tropicar Tropeçar várias vezes, a miúdo.
1. [ Geografia ] Cada um dos dois círculos menores da Terra, paralelos ao equador terrestre e dele distantes 23º 27' de latitude a norte e a sul, o do hemisfério norte denominado Trópico de Câncer, e o do hemisfério sul, Trópico de Capricórnio. 2. Zona da Terra entre esses dois círculos, que corresponde à zona tórrida.
E qual é a função dos trópicos? ... Isso porque os trópicos, a Linha do Equador e os círculos polares ártico e antártico servem para dividir as faixas climáticas ou Zonas Térmicas, que são um dos principais fatores que determinam o clima das diferentes regiões da Terra.
A área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, cujo centro é a Linha do Equador, é denominada "região tropical" ou região intertropical. Ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio, o sol nunca alcança o zênite do observador.
01. Na segunda estrofe, a referência à nada fácil vida nos trópicos indica que, para uma vida feliz, o melhor é fugir do Brasil. 02. Na canção "Aos olhos de uma criança", o eu-lírico apresenta o sentimento que nutre pelo pai, com quem ele ainda convive.
A vida nos trópicos. Não tá fácil pra ninguém. É o mundo nas costas e a dor nas custas.
Recebem esse nome em relação à proximidade com as constelações de Câncer e Capricórnio, as quais foram observadas pelos astrônomos de antigamente. Essas linhas imaginárias foram criadas em virtude da inclinação da incidência do sol em diferentes partes do planeta durante os solstícios.
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
Os trópicos servem para demarcar o limite dessa diferença, ou seja, o Trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente. Da mesma forma, o Trópico de Capricórnio é a faixo no hemisfério sul onde a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo.