Um (巴 tomoe), também 鞆絵 (), e (ともゑ tomowe), em sua forma arcaica, é uma forma japonesa abstrata descrita como um redemoinho que se assemelha a uma vírgula ou a forma usual de um magatama.
Um Sharingan com três tomoe. Um tomoe ou tomowe (arcaico) (巴) é uma forma abstrata japonesa (i.e., um redemoinho) que se assemelha a uma vírgula ou a forma usual da magatama. Tomoe são geralmente vistos em um esquema de três, conhecido como mitsudomoe (三つ巴).
Em Naruto, cada tomoe em um Sharingan representa o amadurecimento dos olhos Sharingans e seu aumento de sentidos, o Mitsutomoe representa a divisão da universo numa visão Xintoísta, onde suas vírgulas representam A Terra, Os Céus e a Humanidade.
Orochimaru aplicando o Selo Amaldiçoado do Céu em Sasuke. Quando ativado, o selo amaldiçoado libera o próprio chakra sábio de Orochimaru no corpo do usuário, garantindo melhorias semelhantes ao Modo Sábio.
Os tomoes de um Sharingan funcionam de maneira similar a um sistema de graduação, ou seja, quanto maior a quantidade de tomoes, mais poderoso é o Sharingan. ... Porém, é somente a forma completa – com três tomoes, que permite o usuário prever os movimentos do inimigo antes mesmo que eles ocorram.
A terceira e mais bem conhecida habilidade do Sharingan é que ele concede ao usuário a capacidade de copiar quase qualquer técnica que ele ou ela testemunhe, com exceção de outras técnicas próprias de kekkei genkai.
Em primeiro lugar, o usuário deve imitar perfeitamente cada movimento que seu adversário faz e, possivelmente, seus pensamentos e palavras através de observação cuidadosa. Então, eles sugerem uma ação para o adversário, como os selos de mão para uma técnica que o oponente e o usuário do Sharingan já saiba e copie.