Na prática, Supply Chain Management pode ser entendido como um processo voltado para o planejamento estratégico de fluxos de bens, serviços, finanças, informações e tudo aquilo que for relevante para a boa relação entre empresas.
O que é SCM – Supply Chain Management? SCM é um conjunto de soluções usadas para gerenciar os fluxos de bens, serviços, informações e finanças de uma cadeia produtiva, entre a produção até a entrega ao cliente final.
Supply chain é uma expressão inglesa que significa "cadeia de suprimentos" ou "cadeia logística", na tradução para o português. Consiste num conceito que abrange todo o processo logístico de determinado produto ou serviço, desde a sua matéria-prima (fabricação) até a sua entrega ao consumidor final.
Como explicamos, o significado de SCM é gestão da cadeia de suprimentos. Na prática, isso significa integrar e aperfeiçoar os processos do negócio, com o intuito de otimizar a gestão e reduzir custos. Isso é importante, especialmente, por que poucas empresas assumem a totalidade dos processos de um negócio, atualmente.
Uma das maneiras mais eficientes para a gestão correta da logística é a utilização de softwares conhecidos com SCM – Supply Chain Management. Sua finalidade está voltada para a otimização dos processos, tais como redução de estoque, ampliação da sua rotatividade e cumprimento dos prazos de entrega.
Supply chain, ou cadeia de suprimentos em português, é todo o processo logístico da empresa que vai desde a fabricação até o venda do produto para o consumidor final.
A supply chain 4.0 é uma consequência do conceito indústria 4.0 que, por sua vez, é o resultado da transformação digital. Em termos simples, a supply chain representa uma nova maneira de operar as demandas logísticas por meio de tecnologias que automatizam processos e auxiliam nas estratégias organizacionais.